Você sabia que websites ecoeficientes  são uma possibilidade?

É fácil supor que sites não prejudicam o meio ambiente, porque eles usam pixels em vez de materiais como o papel. A publicação de um site ou visualização não requer desmatamento ou consumo de algum recurso da natureza, mas sites têm um impacto ambiental e que cresce a cada ano. Com base nas estimativas de tendências atuais, os data centers dos EUA devem consumir aproximadamente 73 bilhões de kWh em 2020.

Previsões recentes afirmam que o consumo de energia dos data centers deve representar 3,2% do total mundial de emissões de carbono até 2025 e eles poderiam consumir nada menos que um quinto da eletricidade global até 2040, o armazenamento de dados digitais deve criar 14% das emissões mundiais, em torno da mesma proporção que os EUA fazem hoje.

A boa notícia é que os centros de dados e proprietários de sites individuais estão procurando maneiras para diminuir o consumo de energia. Uma dessas soluções é a produção de websites com melhor ecoeficiência ou seja site eco-friendly.

E o que é um site eco-friendly?

Um site eco-friendly é que possui o objetivo de causar o menor impacto no meio ambiente, seu desenvolvimento e utilização terão baixo consumo de recurso de seus sistemas. Com código eficiente e gráficos leves o resultado final será um site rápido que terá baixo consumo de energia e dados na rede ou em seus servidores.

A produção de sites com melhor Ecoeficiência é uma das grandes atitudes que nos podem levar promover a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.

Atualmente os principais buscadores como o Google, estão dando prioridade para sites mais eficientes, uma forma de perceber isso é pelo Google PageSpeed Insights, onde ele pontua a velocidade e vários requisitos que contribuem para um site ser melhor ou pior em seu desempenho. Ter boa pontuação obviamente não qualifica como um site eco-friendly, mas certamente isso é um grande passo, que ajudará significativamente.

O diferencial é que o site eco-friendly possui desde seu desenvolvimento o objetivos é produzir baixo impacto ambiental, portanto tanto a criação do site quanto a utilização dele tem esse conceito.

Sites produzidos sem esse conceito e posteriormente melhorados para ter uma boa performance, têm virado uma tendência, assim eles baixarão seu consumo de recursos do servidor e terão uma melhor eficiência. Essa é uma boa prática e altamente recomendada, porem dificilmente terá o mesmo resultado de um projeto desenvolvido com esse conceito.

Conclusão: As vantagens de se investir na ecoeficiência não são poucas, além de ajudarmos o planeta, temos motivos de sobra para adotarmos essas praticas num site, especificamente é importante para ter melhor posicionamento nos sistemas de busca, não perder usuários durante o carregamento do site, seu usuário ter melhor experiência com sua aplicação e até mesmo para reduzir custos com servidor, pois muitas hospedagens cobram por trafego, então quanto mais eficiente for o código de seu site menos tráfego ele ira consumir.