Como exibir o valor de um campo personalizado com Shortcode WordPress

Elton Disner
Atualizado em 06/2022
Como exibir o valor de um campo personalizado com Shortcode WordPress

Exibir valor de campo personalizado com shortcode

Deseja obter valores de campo personalizados usando o shortcode? Embora provavelmente haja um plugin para isso, criei um trecho de código rápido que você pode usar para obter o valor de campos personalizados com código curto no WordPress.

Desenvolvedores normalmente usam dados de campos personalizados para serem exibidos dentro de loops WordPress, juntamente com outros conteúdos de postagem e metadados.

Mas você pode aproveitar essa função nativa do WordPress e exibir valores de campos personalizados dentro do conteúdo de qualquer página ou post, há muitas possibilidades nisso, por exemplo, vejo que alguns produtores de conteúdo detestam ver um vídeo no meio do conteúdo do editor do WordPress, e isso pode ser resolvido facilmente com um Shortcode.

Você pode usar essa função para exibir mapas, formulários, anúncios ou quaisquer outros dados em texto ou HTML. E você pode puxar o valor de outro post também, pelo ID, veja no final!

 Etapa 1, adicione a função no seu arquivo functions.php do seu tema

// Como exibir o valor de um campo personalizado com Shortcode WordPress

NOTA: Dependendo do tipo de conteúdo é recomendável ativa o buffer de saída ob_start, mas para conteúdos comuns como strigns de texto isso não fará diferença.

Etapa 2, adicione o conteúdo em um campo personalizado

Agora que a função já existe em seu tema, basta você inserir a meta e adicionar o shortcode em seu conteúdo.
A meta é basicamente a chamada da função  que criamos “get_meta”, dentro dos colchetes [ ],  e informar o nome do campo que queremos exibir pelo atributo meta, neste caso “code1”, mas você pode colocar qualquer nome e exibir quantas vezes quiser.

Como exibir o valor de um campo personalizado com Shortcode WordPress

Obs: O nome do campo não pode ter espaços, acentos ou caracteres especiais, mas você pode separar palavras por hiffen, por exemplo: “meu-codigo”.

Exibir valores de outros posts

Esta função tem uma segunda opção, é o ID do post, você pode exibir valores de campos de outros posts, basta você adicionar a tag “post_id” no shortcode.
Vamos imaginar que você queira exibir o valor da meta (com o mesmo nome) de outro post que tem o ID 10, seu shorcode ficará assim:

// Como exibir o valor de um campo personalizado com Shortcode WordPress

 

Hey, compartilha vai!

Publicado por:
Desenvolvedor apaixonado por programação, tecnologia e ciência. Comecei a estudar programação no final da era MS-DOS trabalhei com dBASE III e COBOL Orientado a Objetos, isso antes da interface gráfica e do mouse que conhecemos hoje!
BLOG
Blog com dicas e ideias sobre programação e Web Designer WordPress