10 dicas de SEO para revisar antes de publicar um post

Elton Disner
Atualizado em 06/2022
10 dicas de SEO para revisar antes de publicar um post

Dicas de SEO essenciais para revisar sua publicação

Revise essas dicas de SEO antes de publicar seu post, isso dará ao conteúdo um impulso necessário e tornar sua publicação mais amigáveis para os mecanismo de busca e pode fazer toda a diferença entre o seu conteúdo atingir seu público-alvo ou definhar em um canto esquecido do espaço cibernético.

Você produziu um post em seu blog e considera que o trabalho está finalizado, mas antes de publicar é importante que você revise essa lista de itens para garantir que seu conteúdo do post seja amigável para SEO, são dicas básicas de SEO  que podem fazer muita diferença em seu blog.

Utilize essas 10 práticas básicas de SEO antes de “publicar” para dar ao seu conteúdo um impulso necessário e tornar sua publicação mais amigável para os mecanismo de busca.

Se você tem grande preocupação que seu conteúdo seja exibido pelos mecanismos de busca, tenha boa indexação e seus leitores consigam encontrar seu post certamente você precisa ter a máxima atenção com o SEO de seu conteúdo.

Nesse artigo, vou descrever uma lista de 10 dicas de SEO de verificações práticas, dicas úteis e necessárias em seu conteúdo, isso não só tornará seu post mais agradável para seus leitores, mas para que o Google e outros mecanismos de busca mostrem seu site nas buscas sobre o tópico o qual você escreveu.

Veja nossa lista de 10 dicas de SEO para seu blog, revise elas antes de publicar!

 

10 dicas práticas de SEO para você revisar seu post antes de publicar
Dicas de SEO para revisar no blog

 

1. Título

Este é o primeiro elemento do seu artigo que os visitantes veem na página de resultados de pesquisa e a chamada principal que irá gerar interesse nas pessoas em ler ou não. Certifique-se de que o título irá atrair  as pessoas para ler seu conteúdo, além disso ele não deve ser muito extenso, porque embora o Google não especifique um comprimento recomendado para as tags de título, a maioria dos navegadores para computador e dispositivos móveis pode exibir os primeiros 50 a 60 caracteres de uma tag de título.  Muitas ferramentas de SEO e sites de analise SEO recomendam um comprimento de tag de título de aproximadamente 50 a 70 caracteres, porque é isso que o Google mostra nas SERPs.

2. Meta Descrição

10 dicas práticas de SEO para você revisar seu post antes de publicar
Uma meta descrição é um elemento HTML que fornece um breve resumo de uma página da web. A meta tag de descrição de uma página é exibida como parte do snippet de pesquisa

A segunda coisa mais significativa que é exibida nos resultados de busca é a meta descrição. Esta descrição deve explicar brevemente do que se trata o seu artigo e permitir que o leitor entenda o contexto antes ler esse conteúdo.

As meta descrições tecnicamente podem ter qualquer tamanho, mas o Google geralmente trunca os snippets para 155-160 caracteres. É melhor manter as meta descrições com o tamanho suficiente para que sejam minimamente descritivas.
Você pode testar o comprimento do título e descrição com alguma ferramenta online por exemplo totheweb.com.

3. Palavras chave

Palavras-chave ainda são uma parte importante do SEO, então antes de escrever um artigo, sugiro que você faça algumas pesquisas de palavras-chave para descobrir as melhores no assunto que você está trabalhando.

Você pode usar uma dessas ferramentas para entrar as melhores palavras chave.

  • Google Trends
  • Übersuggest
  • SEMrush
  • Keyword Tool
  • Google Keyword Planner
  • moz.com

4. Slug da URL

Esta é a URL real do seu artigo sem o nome de domínio. Tente manter ela curta, mas também ofereça detalhes adequados sobre o conteúdo, utilizando as principais palavras-chave do seu artigo e com alta relevância ao título.

5. Use parágrafos, marcadores, listas…

Use marcadores, listas ou outras ferramentas de organização para destacar o conteúdo importante.
Recomendo divisão de seu conteúdo em parágrafos fáceis de ler, isso tornará a leitura do conteúdo mais agradável.

As postagens ficam mais fáceis de ler se tiverem seções de conteúdo divididas por etapas de leitura, isso irá ajudar a chamar a atenção para áreas importantes. Qualquer coisa que você colocar em marcadores será mais facilmente lida e notada, mesmo que alguém esteja apenas folheando a postagem.

6. Use tags de títulos H2, H3…

Os tags de cabeçalhos (título) ajudarão a destacar os principais pontos do conteúdo, além de ajudar os mecanismos de pesquisa a encontrar palavras-chave em suas postagens (se seus cabeçalhos incluírem palavras-chave). Os cabeçalhos H2 e H3 funcionam especialmente bem em artigos mais longos, pois podem dividir as informações em seções menores e fáceis de digerir. Mantenha seus títulos relevantes, simples, e direto ao ponto, seu objetivo é tornar a experiência de leitura o mais agradável possível.

7. Evite duplicar conteúdo

O Google e outros mecanismos de busca adoram conteúdo único e bem pesquisado, por isso certifique-se de que seu conteúdo seja notável e evite copiar grandes porções de texto. Quando você usar conteúdo relacionado a pesquisa, você deve escrever da sua forma, também é possível atribuir o trecho ao site relacionado, inclusive com link , faça-o cuidadosamente usando a atribuição adequada com rel=canonical.

Leia também: Erros comuns de blogueiros iniciantes

Há uma série de fatores que precisam ser considerados quando mecanismos de busca como o Google vão realizar a classificação do seu post, e os links internos e externos são um componente crítico de uma forte estratégia de SEO e ajudam a aumentar o poder de classificação do SEO.

Benefícios de links externos 

  • Constrói confiança: A vinculação a sites externos de aumenta a popularidade de uma determinada página web.
  • Constrói marca: A vinculação a outros sites pode construir relacionamentos e expandir seu alcance.
  • Aumente a lealdade: Incluir links externos pode gerar mais credibilidade ao seu conteúdo, com base no conteúdo relacionado de seu post.

Ter muitos links externos pode ser irritante do ponto de vista de seus leitores. Concentre-se mais em links internos.

Benefícios de links internos

  • A vinculação interna torna o seu site amigável ao leitor. Em vez de ter que pesquisar através do blog você pode dar aos leitures outras leituras relevantes dentro de seu próprio site.
  • Com links internos devidamente planejados, seu site se torna útil e fácil de navegar, além de tornar seu site envolvente para os leitores.
  • Os links internos aumentam seu SEO, a estrutura de links relacionadas tornarão seu site mais valioso, aumentará as chances do seu site aparecer mais em número e mais alto no ranking em suas sites de pesquisa.
  • Links internos mantêm os leitores engajados. Eles tendem a passar mais tempo em seu site em vez de desviar para outros sites. Isso diminui a taxa de rejeição do tráfego do seu site.

9. Imagens

As imagens são importantes para ilustrar melhor seu conteúdo.

  • Use imagens relevantes
    Adicionando imagens às suas postagens, você pode engajar seus leitores 300% mais do que um texto relevante simples.

  • Tente usar imagens exclusivas, sem direitos autorais
    Tenha preocupação com essa questão pois pode gerar muita dor de cabeça, se você não tiver uma conta em algum banco de imagens você pode buscar imagens em um desses serviços gratuitos PEXELS, Pixabay, Unsplash.

Do ponto de vista do SEO, você deve considerar o seguinte:

  • Nunca deixe de cadastrar o texto ALT, legendas de figuras e descrições de figuras, essas informações deve ser relativas ao conteúdo que você está escrevendo.
  • Otimize as imagens, se você usa o WordPress, recomendo a instalação de algum plugin para otimizar e reduzir as imagens para o tamanho adequado.
  • Não use imagens maiores do que o necessário, se a área de conteúdo de seu blog é 900px, não há necessidade de uma imagem maior que isso.
  • Se possível use imagens em formato WebP, são menores e é uma recomendação do PageSpeed.

10. Quantidade e qualidade de conteúdo

Muitos produtores no inicio não tem preocupação com a quantidade de texto, mas isso é algo verdadeiramente indispensável  para avaliar, por isso é uma das dicas de SEO mais preciosas.

De acordo com muitos estudos sobre os algoritmos mais recentes do Google, o melhor comprimento do texto da publicação é mais de 1000 palavras , mas você pode ter conteúdos com 300-600 palavras também. O ideal é você equilibrar com publicações curtas e outras longas dependendo da relevância do assunto.

Levando em conta as opiniões dos especialistas, dependerá muito do que você está tentando alcançar. Acima de tudo, postar conteúdo de qualidade continua sendo o foco principal do Google, e esse deve ser seu principal objetivo. Ótimos artigos e conteúdos criativos e relevantes sempre lhe darão vantagem e conquistarão novos clientes.

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Desenvolvedor apaixonado por programação, tecnologia e ciência. Comecei a estudar programação no final da era MS-DOS trabalhei com dBASE III e COBOL Orientado a Objetos, isso antes da interface gráfica e do mouse que conhecemos hoje!
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