A partir das versões do WordPress 5.0 o editor Gutenberg passou a se tornar o padrão no WordPress, ele usa bibliotecas CSS e JS especiais para gerenciar blocos no front do seu site, mas há sites que não usam ele e então é uma boa ideia desativar o Gutenberg sem plugins para otimizar o desempenho de seu WordPress.
Se você é viciado em desempenho e gosta de ver seu site carregando o mais rápido possível, você pode ter notado um arquivo CSS no diretório "wp-includes/css/dist/block-library/style.min.css"
, que é do Gutenberg, caso você não use essas funcionalidades e gosta do editor clássico, esse arquivo é obsoleto em seu site, veja abaixo como desativar Gutenberg sem plugins para essa tarefa.
Nesta caso é melhor remover o carregamento da biblioteca do editor Gutenberg, a remoção de cada solicitação em seu site irá melhorar ligeiramente a velocidade de suas páginas, então se você não estiver usando Gutenberg, você deve remover isso!
Além do CSS o Gutenberg atualmente carrega outros arquivos, e por isso não faz sentido eles serem carregados no seu site se você não usa, você pode eliminar essas requisições e melhorar o desempenho do seu site removendo as chamadas deles.
Para desativar o Gutenberg no WordPress e remover sua biblioteca de arquivos você pode adicionar esse código simples em seu functions.php