Carrosséis são ruins para desempenho e PageSpeed?

Elton Disner
Atualizado em 07/2022
Carrosséis são ruins para desempenho e PageSpeed?

Carrosséis e slideshow de imagens são muito usados em Websites, alguns dão uma beleza incontestável para as páginas de entrada, por isso a maioria dos sites tem na sessão acima da dobra esse elemento de introdução da Homepage, mas o que muitos não sabem é que carrosséis são uma maneira ineficaz de exibir conteúdo para os usuários e influenciam na velocidade das páginas.

Carrosséis são desafiadores quando o assunto é otimização, são elementos complexos que precisam de arquivos extras como imagens, css e scripts, quando usados na parte acima da dobra eles podem prejudicar a pontuação no PageSpeed, onde o desempenho dessa área é o fator primordial para negativação no Core Web Vitals (LCP).

Páginas com carregamento rápido é um tópico muito crítico, especialmente quando se pensa em dispositivos móveis, porque a velocidade do site é crucial para uma estratégia robusta de publicidade.

De acordo com o Google, 40% dos usuários sairão da página se ela não carregar dentro de três segundos. Por isso ter páginas otimizadas proporcionam melhor experiência ao usuário e ganho de tráfego em seu site.

 

O que pode explicar tantos sites usarem carrosséis?

Muita gente considera um efeito bonito e acha que a animação dá interatividade, por isso muitas agências tem como tradição usar esse elemento na pagina inicial do site.

O fato é que um designer nem sempre tem criatividade, há dias que não há tempo nem para pensar devido as demandas que estão a sua espera, a solução prática é um slideshow para resolver o problema da criatividade. Claro que há alternativas, como bagunçar a página colocando os elementos desordenadamente, pra cá e pra lá com imagens, criando outro problema que é a desordem na leitura do conteúdo.

Obviamente todos querem que o site tenha leitura fluída e agradável, que tenha o carregamento rápido e que não possua problemas de SEO e usabilidade. Mas ainda há um ponto crucial que é agradar visualmente o cliente, e as vezes esse é o ponto que tem seu maior empenho, o designer atende pedidos e expectativas do cliente, mas compromete completamente o desempenho, eficiência SEO e usabilidade do site.

 

Carrossel é ruim para SEO?

  • Em 19 de janeiro de 2012 o Google informou que carrosséis, em destaque os acima da dobra teriam prejuízo nas pesquisas, o conselho na época já era conteúdo visível e de qualidade: “No geral, nosso conselho para os editores continua sendo focar em fornecer a melhor experiência possível do usuário em seus sites…”
  • Há muitos anos já é visto como um problema, veja o conteúdo desse artigo de 2013, onde explana o problema, com dados bem contundentes para a época.
  • Pesquisa GTmetrix aponta que carrossel é ruim para SEO e sugere que maioria dos usuários não gosta deles
  • O Google normalmente não indexa o conteúdo do carrossel, porque é um conteúdo oculto exibido via animação ou javascript.
  • Pode haver duplicidade de conteúdo, muitos slides são feitos usando scripts como Swiper ou WOWSlider, e eles duplicam o conteúdo para uma sequência mínima necessária para o slide rodar, isso literalmente não é uma boa prática de SEO.
  • Reprovação nas métricas do Core Web Vitals, o PageSpeed implementou o Core Web Vitals, e está literalmente relacionado a primeira tela do site, acima da dobra, qualquer atraso nesse área é fator de negativação.
  • Notas baixas no PageSpeed, como o carrossel precisa de mais arquivos e o tempo de renderização do navegador é maior, normalmente a nota é muito baixa.
  • Usuários não olham os slides, como é algo muito comum, os visitantes do site simplesmente ignoram essa área.
  • No mobile é algo irrelevante, atualmente há uma grande tendência do usuário realizar o scroll quase que imediatamente após acessar o site, aplicativos como TikTok, Facebook, Instagram… educaram os usuários a realizar a rolagem, por isso dedicar seu tempo para produzir um carrossel é algo inútil.
  • Possibilidade de travamento da tela em celulares com baixa memória
  • O carregamento das imagens Lazy Loading normalmente não funcionam dentro do slide

 

O que a yoast.com diz sobre slides e carrosséis?

Em um artigo publicado pelo principal plugin de SEO para WordPress, eles afirma que slides são péssimos e devem ser banidos do seu site. Nesse artigo eles aprofundam o conteúdo com ênfase para a Plataforma WordPress.

Muitos temas usam carrosséis e animações em excesso, principalmente temas de balaio, com custo abaixo de 100 dólares e que são feitos para vender pelo apelo visual, mas que trazem junto uma quantidade enorme de plugins e frameworks que são opções de customização, o usuário adquire pensando no visual, mas simplesmente esquece das outras coisas fundamentais no site.

 

 

Carrossel acima da dobra é ruim para o PageSpeed?

Se você tem preocupação com boa pontuação no PageSpeed, você precisa se atentar ao conteúdo acima da dobra, para conseguir aprovação no Web Vitals é necessário a máxima atenção nas requisições desta área. Veja a imagem abaixo, é conseguida através de um estudo bem elaborado de desenvolvimento e carregamento das requisições, qualquer elemento que atrasar o carregamento pode influenciar e negativar sua pontuação.

Carrossel é ruim para SEO e usabilidade?
Avaliação das Principais métricas da Web: aprovado

 

Por que carrosséis são ruins para o desempenho?

Além do carrossel ser ruim para SEO, ele tem um efeito negativo no desempenho do site, porque para um funcionar em seu site, precisará de mais código e arquivos extras:

  • Arquivos de estilo CSS adicionais
  • Arquivos JavaScript adicionais
  • Consumo extra de memória do servidor
  • Aumento considerável do código da página
  • Atraso no carregamento da página
  • Maior número de solicitações HTTP
  • Muitas imagens de grande tamanho, as vezes as maiores do site

 

Carrosséis são completamente inúteis?

Você não precisa excluir completamente os carrosséis de seu site, há casos onde  ele pode ser útil, especialmente para conteúdos que não precisam serem indexados pelo Google.

  • 1) Galerias de Fotos
  • 2) Produtos ou Categorias em oferta
  • 3) Logotipos ou depoimentos de clientes

 

Alternativas para o carrossel

  • 1) Imagem Hero (imagem única) 
    Uma única imagem de entrada com uma mensagem clara é considerada como uma das melhores práticas de design para sites de conversão.
  • 2) Chamada de ação (CTA)
    Um CTA para um determinado produto ou serviço pode dizer imediatamente aos visitantes o que fazer quando entrarem no site.
  • 3) Dividir o conteúdo em sessões
    Muitas vezes o cliente quer destacar alguns itens, imediatamente vem a ideia do carrossel, criar sessões únicas para cada um deles é a melhor alternativa para isso.
  • 4) Conteúdo simples e uma imagem cativante
    Um texto curto e bem elaborado com uma boa imagem pode ser mais informativo e envolver o usuário com o conteúdo que vem a seguir, lembre-se o usuário não entra no site para avaliar o visual e sim para buscar informação, por isso considerar que um carrossel ou animação ajudará é algo completamente errôneo.

 

Dados de usuários sobre a usabilidade de carrosséis

  • 51% dos compradores online nos EUA dizem que a lentidão do site é a principal razão pela qual eles abandonariam uma compra.
  • 64% dos usuários de smartphones esperam que as páginas carreguem em menos de 4 segundos.
  • 75% das pessoas não retornariam a sites que levavam mais de 4 segundos para carregar.
  • 88% dos consumidores online são menos propensos a retornar a um site após uma experiência ruim.
  • 47% esperam que uma página da Web seja carregada em dois segundos ou menos.
  • 40% abandonarão uma página web se levar mais de três segundos para carregar.
  • 14% começarão a fazer compras em um site diferente se as cargas de página forem lentas, 23% pararão de fazer compras ou até mesmo sairão do computador.

Conclusão

Para conseguir bons resultados em pesquisa orgânica, ter um site rápido e boa usabilidade, você precisará deixar suas preferencias pessoais de lado caso você goste de carrosséis, porem se seu cliente insiste em itens que prejudicam o desempenho é necessário informar o prejuízo que o site terá com esses elementos.

Entenda que as vezes atendendo um pedido do cliente em um site que precisa ter boa pontuação no PageSpeed e tem como meta ser bem qualificado nas pesquisas orgânicas, você estará involuntariamente arruinando e atrapalhando o trabalho da equipe de conteúdo e SEO.

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Publicado por:
Desenvolvedor apaixonado por programação, tecnologia e ciência. Comecei a estudar programação no final da era MS-DOS trabalhei com dBASE III e COBOL Orientado a Objetos, isso antes da interface gráfica e do mouse que conhecemos hoje!
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